terça-feira, 10 de maio de 2011

Risoto de Pequi

Ola queridos. Bem, eu estive sumido nos ultimos dias pois estava em uma fazenda proximo a minha cidade.
  Eu estive preparando algumas postagens,  estava em busca a baunilha do cerrado, mas vai ficar para uma outra postagem. Hoje o GASTROELABORADO esta completando 2 meses no ar, esta sendo muito bom dividir minhas ideias e receitas, e hoje em comemoração resolvi trazer uma mistura de uma massa italiana com um fruto muito tipico no meu estado.


Risoto de pequi

Fruto a venda, encontrado assim nas ruas da cidade, quando esta na estação

Tipico do cerrado brasileiro, o pequi é muito popular nos estados de Goias, Mato Grosso e Minas Gerais, seu sabor é bem peculiar, meio exotico, o pequi é composto por um caroço espinhoso coberto com uma carne amarela, quando cozido, pode se roer com cuidado para não cravar os dentes no caroço, isso pode causar irritação, o pequi é muito consumido com arroz, frango e tambem dele é feito uma licor muito apreciado em festas tipicas, o fruto está sendo estudado e foi descoberto que o oleo extraido do fruto (tambem conhecido como azeite de pequi), quando misturado ao oleo mineral, pode se obter uma super resistencia em materiais metalicos. Bem, pelo visto o pequi é multiuso, alem de muito saboroso.

Bem, então vamos a receita

Risoto de pequi

Ingredientes
300 gr de arroz arboreo
100 gr de pequi sem caroço
Voce encontra assim (sem  caroço) em todos os grandes mercados do Brasil
2 colheres de sopa de manteiga
100 ml de vinho branco seco
1 cebola media picada
1 colher de cha de curcuma em po
100 gr de parmesão ralado
1 ramo de manjericão fresco
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha
sal e pimenta do reino
manteiga para finalizar

Para o caldo

500 ml de agua
1 dente de alho
1 fio de azeite
1 colher de cha de alecrim seco
1 colher de cha de tomilho seco
1 colher de cha de oregano seco
1 colher de cha de manjericão seco
1 colher de cha de estragão seco
sal e pimenta do reino

Mise en place

Para o caldo, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente todas as ervas e a agua, corrija o sal, a pimenta e deixe em fogo brando enquanto prepara o risoto.
Para o risoto, aqueça a manteiga com um fio de azeite (para não queimar a manteiga), refogue a cebola, coloque a curcuma, acrescente o arroz e mexa um pouco, depois acrescente o vinho, deixe exalar o alcool, acrescente o pequi, depois va acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre, passados 15 minutos confira se o arroz esta ao dente, caso contrario, continue acrescentando o caldo até chegar ao ponto, desligue o fogo, acrescente todas as ervas, o parmesão e finalize corrigindo o sal, a pimenta e coloque uma colher de sopa de manteiga (eu usei uma manteiga que fiz  com licor de pequi).



Guarneça com palmito, ramos de estragão (eu usei fror de alho).

  A frente temos um pequi inteiro em conserva.

Enjoy...

 

3 comentários:

  1. Cristhian querido primeiramente parabéns pelos 2 meses de blogsfera, achei mega interessante o seu risoto e ficou lindo como tudo o que vc sempre faz, parabéns, bj♥kas, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! A receita fica show!!!!

    Adriano/RS

    ResponderExcluir