quarta-feira, 4 de maio de 2011

Caldo de Sururu

Bem, o frio ja acabou, como eu disse antes, o frio em Cuiabá é passageiro, mas eu não podia deixar de trazer esta receita que é mais uma das que eu preparei na minha VIAGEM GASTROELABORADA, em Fortaleza, e que por sinal, combina muito bem com o frio. Então espero que curtem esta receita.


E o sururu?

O sururu (Mytella charruana) é um molusco bivalve (está inserido entre 2 conchas) da ordem Mytiloida, popularmente conhecido no Nordeste do Brasil. É parecido com a ostra, e seu prato típico mais conhecido é o caldo de sururu , à base de dendê e leite de coco. É referência nas cozinhas Alagoana e Pernambucana. No Espírito Santo é tradição se fazer a moqueca do Sururú, pode ser o da pedra, aqueles maiores que tem uma coloração rosada, que ficam agarrados às pedras no mar, ou os dos manguezais, de menor tamanho sendo o molusco mais escuro. Tanto um como o outro tem o mesmo sabor caracteristico

Então, vamos á receita?

1 kg de sururu limpo sem casca
2 tomates medios picados
1 cebola media picada
1 pimenta de cheiro picada
1 pimenta dedo de moça picada
1 pimentão vermelho picado 
3 dentes de alho picado
100 ml de azeite de dende
200 ml de agua
2 colheres de sopa de extrato de tomate
200 ml de leite de coco
1 colher de sopa de curcuma em po
cebolinha e coentro a gosto
sal e pimenta do reino

Preparação

Aqueça o azeite em uma caçarola de fundo grosso, (eu usei de barro, que peguei emprestado com uma amiga de Fortaleza), refogue a cebola, o alho, acrescente o tomate e o pimentão, refogue, depois acrescente a pimenta de cheiro, a dedo de moça, o extrato de tomate e o sururu, refogue tudo por alguns instantes, coloque a curcuma e cubra com agua, deixe cozinhar por 5 minutos. Quando tiver reduzido a agua, adicione o leite de coco e corrija o sal e a pimenta do reino.
Sirva com torradas ou com arroz branco, como preferir...


Harmonização

Um, prato exotico né? Que tal um vinho diferente, um africano talvez?
Bem, para aqueles que acham que é regra harmonizar peixes sempre com vinho branco, eu acho que devem mudarem seus conceitos, para este prato eu recomendo um tinto africano de uvas Pinotage, encorpado e preparado para grandes desafios, cai bem com pratos pesados e exoticos.  


Enjoy...

Um comentário:

  1. Adoro Cristhian, pena que aqui é muito difícil de encontrar, geralmente quando achamos não está em boas condições, areia demais que mesmo lavando não fica muito bom ,mas o seu está um espetáculo, blissímo, parabéns chef!!!, bj♥kas e bom fim de semana p/ vc, Ana, ;)...

    ResponderExcluir