domingo, 17 de abril de 2011

Viagem Gastroelaborada "Encontro em Brasilia"

Voltando de Fortaleza para Cuiabá, fiz conexão em Brasília (capital federal brasileira), onde encontrei uma blogueira amiga, a Tâmara Rolim ou melhor dizendo, Tamy do site, Na Cozinha Dela.
              Eu sou um fãzaço dela, e admiro muito seu trabalho. Quando vi que na volta de Fortaleza, faria conexão em Brasília (onde ela vive), não pensei duas vezes, entrei em contato com ela e marquei um encontro no aeroporto de Brasília (Jucelino Kubichek), para conhece-la e fazer a minha primeira entrevista para o blog, eu acho que não teria alguém melhor que ela para esse papel. Bem, cheguei ao aeroporto por volta das 18:00 horas (horário local, 1 hora a mais que Cuiaba) e ela estava la, no desembarque com uma plaquinha muito chique escrita o meu nome (adorei). Conversando eu fui percebendo que, ela é uma pessoa muito simpática, humilde e mais especial de que eu imaginava, Tâmara (Tamy), uma blogueira, nutricionista, chef de cozinha e casada. A frente de uma escola de culinária, o Nutichef, ela declarou conciliar muito bem todas essas tarefas de seu dia a dia.
       Também conheci seu marido, (como ela refere-se a ele em seu site), um grande homem que me deu muitos conselhos, eu arrisco dizer, que a Tamy teve muita sorte ao se casar com ele, ele esta sempre ao lado dela, apoiando-a e dando força para que ela consiga realizar seus sonhos, "Ele é meu marido, fotografo, cobaia e até mesmo técnico de produção".  Disse ela.

      Então vamos a entrevista.

         Entrevista Gastroelaborada

                                                            TÂMARA ROLIM 


    - Primeiro eu gostaria que me falasse um pouco sobre você:
    Olá leitores do Gastroelaborado. Adorei o pedido do Cristhian para participar do blog contando um pouco da minha história. Me sinto lisonjeada! Bem, primeiro de tudo, meu nome né? Me chamo Tâmara Rolim e na blogosfera sou conhecida como Tamy. Moro em Brasília, tenho 30 anos até Novembro (abafa!), sou casada (faremos 4 anos de casados esse ano), Nutricionista (UniCeub) e Chef de Cozinha (ICIF - UCS). Sou a mais velha de 4 irmãs, o que, dentre outras coisas, me fez ir pra a cozinha muito cedo. Minha vida profissional alia Nutrição e Gastronomia na empresa que criei a aproximadamente 1 ano, a NutriChef (estamos em período de reestruturação de imagem, serviços e site), onde ministro aulas de culinária e atendo pacientes que buscam perda de peso e educação alimenta

    - O que é escrever sobre culinária para você?   
    Nossa! Escrever sobre culinária é muito especial pra mim, passo dias pensando que receita vai pro blog, qual seria interessante para uma aula, procuro ingredientes em mercados, feiras e empórios por aqui ou por aí (Recentemente fui a SP e trouxe várias coisas legais... em outra ocasião estive na casa do meu pai em Manaus e consegui trazer outras coisinhas tbm). Além de pesquisar receitas nos meus livros e nos blogs que eu sigo! Tudo isso pra mim é um grande prazer e uma grande aventura! Acho divertido despertar nas pessoas o interesse pela culinária ou por um ingrediente. Adoro quando me escrevem pedindo um prato específico ou onde encontrar os ingredientes. Cada dia tenho um estímulo a mais para continuar a escrever. Meu blog nunca foi famoso, desde os tempos do blogspot tenho poucos acessos e poucos comentários, mas isso nunca me desanimou, não quero ser famosa, quero colocar as minhas ideias para o mundo poder ver e a blogosfera me permite isso!
     

    -Eu sei que você da aulas de culinária. Qual é o seu método de ensino?
    Achei intrigante essa pergunta por que nunca pensei em um método de ensino para montar as minhas aulas e ministrá-las e agora percebi que na verdade criei um método e nem sabia. Rs. As aulas são práticas e o aluno prepara o prato do começo ao fim, normalmente fazemos 3 receitas diferentes e toda a mesan place está a disposição do aluno a cada receita com as quantidades corretas. Assim otimizamos o nosso tempo de trabalho. No final de cada preparo degustamos o prato e apontamos erros e acertos.

    -Em qual restaurante (mundo) você gostaria de trabalhar?
    Eu busquei a gastronomia para agregar valor ao meu trabalho como Nutricionista, queria criar um serviço de educação alimentar em que o paciente tivesse prazer e vontade de comer alimentos saudáveis e a gastronomia seria minha aliada na modificação de receitas e apresentação de pratos. Sendo assim, nunca pensei em trabalhar em um restaurante e nem em ter um. Mas avaliando a sua pergunta, acredito que adoraria trabalhar no Casarão Amarelo, restaurante maravilhoso de Itacaré (BA) que mescla a cozinha Baiana com a Europeia. Sei que os donos são Suíços, mas não me recordo o nome do Chef, no entanto, aquela comida me enlouqueceu e tenho certeza que a beira mar deve ser um ótimo lugar para se trabalhar... heheheh!

    -Qual personalidade que você mais admira no mundo da gastronomia?
    Apesar de muitos colegas desmerecerem o Jamie Oliver, ele é a personalidade que mais admiro. Ele é empreendedor, entusiasta da alimentação saudáveis, deixou suas origens e sua família para fazer algo bom pelos americanos, fez "propaganda" de outras culinárias além da sua e deixou de lado frescuras que milhares de Chefs acreditam ser primordial para apresentar um bom prato!!!! LOVE JAMIE...

    -Você já deve ter ouvido falar do chef espanhol Ferran Adria, e da culinária molecular. O que você acha desse método de culinária?
    Veja bem, se eu responder que gosto de comida com cara de comida eu respondo a sua pergunta? hehheheh!

    É o seguinte, acho válida toda a pesquisa que ele se empenha em fazer, as horas em laboratório testando milhares de combinações e ingredientes, mas ao mesmo tempo, toda essa onda de suco de ar, espuma de risoto, gotas de chuva e sei mais o que, estão longe da minha realidade e eu até topo experimentar, mas não levanto bandeira!!! Não mesmo... 
     

    -O que o nome Júlia Child representa para você?

    Eu posso dizer que adorei o filme! Não a conhecia desde então e nem tenho muito oque falar sobre ela, somente que se você tem um sonho, seja ele qual for, vá até o fim para consegui lo.


    -Você é natural de Porto Velho, morou até os cinco anos em Manaus, depois Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Velho, São Luiz e agora em Brasília. Qual dessas cidades mais marcou sua vida? E por que?
    Definitivamente Fortaleza e BH não marcaram, pois são cidades com as quais não criei um vínculo afetivo, morei por 1 ano ou 2. Tudo bem que morei só um ano em São Luiz, mas minha mãe é Maranhense e boa parte do que ela cozinha tem um dedinho de lá, como o cominho com pimenta do reino que eles chamam de tempero seco, super aromático e esse cheiro me lembra a cozinha das tias que criaram a minha mãe (hoje já falecidas!). Na cozinha gosto disso, de cheiros, temperos... Manaus e Porto Velho, sim, criaram uma identidade mais forte, meu avós ainda moram em Porto Velho e foi na cozinha da minha vó (que dizem que sou a cópia fiel!), mãe do meu pai, que aprendi as primeiras coisas e de quem roubei ovos para brincar de cozinha no quintal com folhas secas e fogo!!! Danada né? Já Manaus é onde moram meu pai e minhas irmãs e de lá o açaí, o cupuaçú, o taperebá não me saem da memória, assim como os peixes de água doce assados na brasa e o tempero simples e com pouco sal! Mas o que afirmou o meu jeito de cozinhar foi realmente o curso de Gastronomia no ICIF, onde aprendi a base da culinária Italiana, simples, com sabores delicados e outros marcantes além de muito saudável! E claro, Jamie... sempre o Jamie!!!

    -Se você escrevesse um livro. Qual seria o titulo?
    Penso em muitos livros que um dia eu gostaria de publicar e acho que esse sonho não está tão longe assim (pretenciosa, eu?!). Quando comecei a dar aulas de culinária para Intolerantes a Lactose recebia muitas ligações e e-mails de pessoas de várias partes do Brasil querendo participar da aula ou comprar o conteúdo. E acho que esse é um dos livros que eu publicaria, pois a deficiência de mercado é grande! Outro sem dúvida se chamaria Na Cozinha Dela... acho que todo blog de culinária tem potencial para virar livro...

    -Um sonho gastronómico não realizado?
    Tenho tantos e tantos... primeiro é conhecer a Itália e todas as biroscas e restaurantes possíveis... voltarei de lá direto para a cirurgia bariátrica!!! Rs. Ir a São Francisco e visitar as feiras de alimentos. Ir ao restaurante do Jamie! Comer tartufo, tomar vinho verde, ver um pé de pimenta do reino, colher frutas vermelhas... tem mais... muito mais!!! Tenho um apetite muito curioso, só não como comida estranha...

    -Eu sei que você admira o chef britânico Jamie Oliver? O que você mais gosta no seu jeito de cozinhar?
    Acho que já respondi essa!? Ele é tudo e mais um pouco!!!! Há quem não goste de Chefs mediáticos, eu adoro, conheci muito sobre culinária assistindo aos programas dele, a culinária simples e o jeito modesto me encantam!!! Além da hiperatividade, Chef que trabalhou muito tempo em cozinha tem que ter essa pegada punk de fazer tudo ao mesmo tempo, quem fica no salão esperando o prato chegar nem imagina no Carnaval que está lá dentro da cozinha e eu gosto desse movimento!!! Só estou triste por não ver o programa novo dele todas as quintas... eu me esqueço, mas vou tentar me organizar para não perder mais... não fica de mal, tá, Jamie?!

    -Um utensílio que não pode faltar na sua cozinha?
    Uma boa frigideira! Tenho tara por elas acho que tenho umas 10... posso falar outro? Fouet (tenho uns 4 ou 5)... não pode faltar na cozinha de ninguém!!!

    -Um tempero?
    Alho

    -Me fale como você faz para conciliar o Nutrichef, um blog e a família?
    Não é nada fácil, mas no meu caso, tenho o privilégio de morar em frente ao meu trabalho e o meu marido também, então, fazemos todas as refeições em casa o que me dá tempo para tirar as fotos pro blog. As postagens eu deixo para fazer às quartas, que tem futebol na TV e eu fico livre para fazer outras coisas, daí deixo agendado o máximo de posts possíveis, mas nem sempre dá certo! Em alguns dias tenho que me virar! Já o trabalho, agora a vida vai ficar mais fácil, por que terei mais funcionários e poderei dispor de mais tempo, antes atendia na casa das pessoas e hoje farei tudo no consultório e tenho uma estagiária exclusiva para as aulas e outra para a clínica o que me deixará com mais tempo livre para criar e ampliar os serviços da NutriChef. Eu virei gente grande muito tarde, tenho pouco tempo de formada, mas isso me fez enxergar as coisas com mais clareza e inteligência para seguir em frente com passos certos! Acho que por isso fica mais fácil conciliar tudo. 

    -Qual sua frase favorita?
    Nunca tive uma frase favorita e acho que nunca pensei nisso... mas sempre gostei de poemas e Fernando Pessoa é o meu mestre e meu doutor nessas palavras de um trecho de Tabacaria:

    Não sou nada.
    Nunca serei nada.
    Não posso querer ser nada.
    À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

    -Para finalizar, eu gostaria que você deixasse um recado para todos os amantes da culinária.
    Recado?
    Beijo, me liga!


    Nota do produtor

    Tamy, muito obrigado por dispor de seu corrido tempo em pleno sábadão para ir até o aeroporto me encontrar, e quero dizer que foi um prazer enorme para mim, conhecer você e seu esposo, você para mim é uma grande amiga. Muita sorte para vocês e muito obrigado.

    PS: Olha oque eu ganhei dela.
    Adorei tudo, mas não vou falar oque são essas coisas, só posso dizer que é tudo muito bom.
    Embaixo você pode ver a embalagem especial de tecido.
    Também ganhei um pilão, que era meu sonho de consumo. Esse pilão eu vou usar sempre em todas minhas receitas.

    Um comentário:

    1. Que delícia aparecer por aqui!!!! Adorei nosso encontro e quero saber de tudo q está acontecendo na sua vida, viu??? Sorte e segue em frente... beijok

      ResponderExcluir