quarta-feira, 1 de junho de 2011

Frango grelhado com batata doce, pêra e queijo minas frescal

 

Hi people of the World...  
Bem, hoje fiz uma receitinha light juntando um pouco de cada, uma pitada de agridoce, um gostinho frutado e claro que não podia faltar um queijinho, nesse caso (light) um queijo branco e porque não o minerim, né?    Eu já devo ter falado o quanto eu gosto de agridoce, em tudo que preparo pra mim sempre tem um toque adocicado, que pode vir de um anis estrelado, cravo ou canela, mas quase sempre vem de frutas, não importa de onde vem, o importante é a harmonização entre o salgado e o doce.
Por isso recomendo que curtam a receita e aqueles que ainda torcem o nariz quando ouvem falar em agridoce, rendam se ao novo.

 

Peito de frango grelhado com batata doce, pêra, queijo minas fresco, guarnecido de rucula e molho agridoce de alecrim

Ingredientes
(individual)
1 file de peito de frango (uns 200 gr)
2 fatias de batata doce (no sentido do comprimento)
1 fatia de pêra (eu usei a williams)
1 fatia de queijo minas fresco
1 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho picado
suco de 1/2 limão
azeite extra virgem
  sal e pimenta a gosto
folhas de rucula

Molho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar cristal
3 ramos de alecrim fresco
100 ml de agua

Preparação
Tempere o frango com o alho, o limão, sal e pimenta, derreta a manteiga com um fio de azeite e grelhe o frango até dourar (uns 3 minutos de cada lado). Enquanto isso tempere a batata com sal e pimenta e grelhe em um fio de azeite, as fatias devem serem finas para que cozinhe rápido e fiquem crocantes, na mesma frigideira grelhe rapidamente a pêra. 
Para o molho acrescente a manteiga na mesma frigideira em que o frango foi grelhado, acrescente o alecrim e deixe liberar o aroma por alguns segundos, acrescente o açúcar e a agua, mexa um pouco e deixe reduzir até um terço da quantidade inicial.
Montagem 
Disponha de algumas folhas de rucula em um prato, coloque um pedaço do peito e por cima uma fatia de batata, repita o processo e termine com a pêra e o queijo, guarneça com 1 raminho de alecrim (eu coloquei também umas folhinhas de orégano fresco), regue com o molho e voilá.


Harmonização
Sabe qual vinho iria bem com este prato? Nenhum, sabe o que acontece, é que alguns sommeliers desaconselham harmonizar pratos agridoce com vinho. Bem, eu não ligo mas nesse caso preferi um suquinho mesmo.

Enjoy...   

Um comentário: